Dicas de como evitar fraudes
As fraudes são atos de má-fé, com o objetivo de enganar uma pessoa. São cada vez mais comuns, seja em ambientes físicos seja em ambientes virtuais. Por isso, é fundamental se atentar aos diferentes tipos de fraudes que usam boletos falsos, links suspeitos e até abertura de empresas em nome da vítima. É um crime praticado para obter vantagem sobre a vítima, que pode ocorrer de diversas maneiras, como falsificação de documento particular ou público; falsidade ideológica; apresentação de certidão ou atestado falso, entre outras situações.
Há diversos tipos de fraudes que envolvem documentos e é preciso ficar atento.
1. Boletos falsos
Os golpistas interceptam uma correspondência e trocam boletos verdadeiros por falsos. Também criam sites para que a pessoa baixe boletos fraudados que tem aparência de verdadeiros, mas com o código de barras que leva o valor pago para a conta do criminoso.
2. Roubo de dados com links para sites falsos
Os fraudadores utilizam sites quase idênticos aos originais de lojas famosas para obter os dados das vítimas. O ato ilícito pode aparecer como uma solicitação de recadastro ou aviso de erro de senha. É preciso ficar muito atento e conferir com cuidado o endereço com atenção. Se necessário acesse o site da empresa digitando diretamente em outra janela do navegador para verificar se a mensagem ou oferta aparece lá também.
3. Abertura de empresas
Muitas vezes, os bandidos abrem empresas em nome das vítimas, usando dados pessoais que foram obtidos na própria internet, transformando-as em “laranjas”. Com isso, os criminosos aplicam golpes maiores.
4. Pedido de empréstimos com documentos falsificados
Esse é o tipo de fraude mais comum e leva ao endividamento e negativação do nome das vítimas. Afinal, os criminosos utilizam o CPF das vítimas para solicitar empréstimos que jamais serão pagos.
Como evitar fraudes em documentos?
Siga estas dicas, fique atento e evite fraudes e golpes!
1. Não forneça seus documentos a terceiros
2. Verifique a sua validação dos documentos que vai assinar
3. Evite digitalizar a assinatura
4. Utilize assinatura eletrônica
Todos esses cuidados são essenciais para evitar fraudes em documentos.
Mas, com certeza a alternativa mais eficiente é a utilização de um certificado digital.
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