O Certificado Digital é recomendado tanto para pessoas físicas quanto para jurídicas, já que oferece facilidade, segurança e transparência em diferentes tipos de operações legais.
Obrigatório para empresas enquadradas no Simples Nacional que possuem mais de 5 funcionários, o documento virtual também pode ser utilizado por profissionais liberais e pessoas físicas em geral.
No caso dos empreendedores, o CD possibilita a utilização do e-CAC; a emissão da nota fiscal eletrônica; o acesso ao eSocial; e o cumprimento das obrigações fiscais, tanto pelo Sistema Integrado de Comércio Exterior, quanto pelo Sistema Público de Escrituração Digital.
Para os profissionais liberais, como advogados, contadores e agentes da saúde, o documento permite desde a assinatura eletrônica em petições, pareceres e prescrições médicas, até a realização das declarações de impostos de renda.
As pessoas físicas também podem adquirir o certificado digital, tanto para assinar os documentos digitais, quanto para acessar os sistemas do Governo, como os da Receita Federal e o eSocial.